quinta-feira, 23 de abril de 2015

HOJE DIA 23/04 - COMEMORE NOSSO ORGULHO!


Hoje em dia a vida é muito fácil, as crianças de um modo geral andam pouco, tem pouco contato com outras crianças e os valores morais e sociais aos poucos estão se perdendo. A vida tem se resumido a shoppings, aulas de inglês, de música e de reforço e os trabalhos escolares invariavelmente se resumem a pesquisas na internet (meus filhos nunca foram a biblioteca pública). Vivemos uma roda viva de consumo e solidão.Quantos e quais brinquedos nossos filhos vão guardar para passá-los a seus filhos? acho que nenhum, porque amanhã eles iram receber um melhor e mais interessante!
Porque ser escoteiro? é porque eles precisam aprender a dar valor à vida, precisam conhecer dificuldades e a dar valor para as pequenas e importantes coisas que tem tais como uma cama quente pra dormir, uma refeição digna e horas de lazer e precisam saber se virar quando as dificuldades chegarem.
Tudo que vi no movimento escoteiro está rodeado de ensinamento e só vim a descobrir isto depois de algum tempo nele. Das coisas que vi, duas me chamaram muito a atenção:
O aperto de mão com a mão esquerda.
Usamos a mão esquerda para cumprimentar o nosso irmãos, porque isto simboliza confiança no próximo. Numa passagem vivida por Baden-Powell, um chefe de uma tribo indígena estendeu a mão esquerda para comprimentá-lo porque esta era a mão que segurava o escudo e quando o chefe o comprimentou, o fez após largar o escudo. O escudo que era sua única defesa. O escudo que lhe protegia das ameças externas.

O sinal de promessa.
Os dedos médio, indicador e anular unidos, simbolizando os três pilares da Promessa Escoteira ( Deus , Pátria e o Próximo), e o polegar se sobrepondo ao mínimo, indicando a proteção do mais forte para com o mais fraco. Não preciso comentar isto,pois só conhece a responsabilidade do lenço quem o tem envolto ao pescoço...

Por que ser escoteiro? Para conhecer amigos de verdade, daqueles que são leais e estão sempre próximos, para poder brincar sem medo de machucar, para aprender a respeitar o próximo, para ser dolerante, para trabalhar em equipe, para saber se virar quando tudo mais se complicar, para ter aventura, acampar, construir um fogão no meio do mato usando apenas o que tem a mão, pra construir um fogão de bambu, corda e barro, para aprender a cozinhar uma batata sem panela, para saber prestar primeiros-socorros quando precisar e principalmente para ter boas lembranças de uma infância que passa tão rápida nos dias de hoje.

SEMPRE ALERTA!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário